terça-feira, 25 de maio de 2010

Filme tailandês leva a Palma de Ouro

O longa-metragem Lung Boonmee raluek chat, dirigido por Apichatpong Weerasethakul, jovem cineasta tailandês, venceu a Palma de Ouro de melhor filme de 2009-2010 em Cannes. O júri, presidido por Tim Burton, decidiu dar o prêmio máximo do festival à produção fantástica tailandesa.



O diretor de nome complicado, e, por isso, conhecido como Joe, já é acostumado a Cannes, tendo sido premiado em todos os seus filmes anteriores - uma façanha. O enredo simples de Uncle Boonmee who can recall his past lives, ou, Tio Boonmee, o que consegue relembrar suas vidas passadas, conta a história do Tio Boonmee, que, doente, reúne amigos e conhecidos, vivos ou mortos, para compartilhar seus últimos dias de vida e suas existências anteriores. Ainda não assisti o filme, mas aguardarei ansioso. O trailer de divulgação dá bons sinais.

No mais, Javier Bardem ganhou o prêmio de melhor ator, por sua atuação em Biutiful, de Alejandro González Iñárritu, e Juliette Binoche venceu como melhor atriz, por Copie conforme, de Abbas Kiarostami. Como melhor roteiro venceu Lee Chang-dong, por Poetry, para o qual tenho uma boa intuição.

2 comentários:

  1. A Palma de Ouro além de ser um prêmio relevante para o cinema, também consegue ser uma premiação elegante e atraente. Olha que premiação linda.


    Diferente daquele surfista dourado taradão americano.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe! Concordo. Comparado com o Oscar, Cannes dá de dez a zero no sentido de ser uma premiação que, de fato, valoriza o cinema de todo o mundo e não só, no caso, o francês.

    ResponderExcluir