sábado, 8 de maio de 2010

Preview de cinema

Como prometido, elaborei uma lista com algumas produções interessantes que encontram-se em produção ou em desenvolvimento avançado de ideia, pertinho do início das filmagens. Importante salientar que as traduções dos títulos originais não são oficiais, bem como as sinopses.

Se alguém quiser colaborar, utilize o espaço dos comentários.


 
Cópia certificada (Copie conforme) é o novo trabalho do excepcional diretor iraniano Abbas Kiarostami. O filme terá Juliette Binoche no elenco e a produção é francesa. O que se sabe por enquanto da história é que escritor inglês e mulher francesa partem em viagem de trem pelo interior da Itália.


O grão-mestre (The grand master), novo filme do chinês Wong Kar Wai, tratará sobre a história de Ip Man, o homem que treinou Bruce Lee. A produção é chinesa. No elenco o premiadíssimo colaborador habitual de Kar Wai, Tony Leung. A fotografia será de Phillipe Le Sourd, pela primeira vez trabalhando com Kar Wai em um longa. A estreia, como podemos ver no primeiro cartaz promocional, está prevista para 18 de dezembro deste ano. Será interessante ver Kar Wai em um trabalho como esse, cujas coreografias serão de Yuen Wo-Ping, que trabalhou em filmes como Matrix, Herói, O tigre e o dragão e Kill Bill, além de ter dirigido vários filmes chineses de artes marciais.



A árvore da vida (The tree of life) é o novo filme do americano Terrence Malick. A história acompanha a jornada evolutiva de três jovens a partir dos anos 50 - e a perda da inocência, como enfatizam as sinopses em inglês. No elenco Brad Pitt e o ótimo Sean Penn. Ainda não há uma data oficial para a estreia. Em sabendo do perfeccionismo de Malick, creio que, talvez, conheçamos sua nova obra no segundo semestre. A fotografia é de Emmanuel Lubezki, sempre um primor, e a música é de Alexandre Desplat, talvez o maior compositor surgido nos últimos dez anos.


A era da tatuagem (Ciqing shidai, ou, The age of tatoo) deve ser o próximo trabalho do mestre chinês Jia Zhang Ke. Não há informações, ainda, sobre o enredo. Antes, entretanto, Jia Zhang Ke deve aparecer num desses projetos de coletânea de curtas que estão virando moda, Moving the arts, ao lado de diretores consagrados, como o egípcio Atom Egoyam.


A cidade perdida de Z (The lost city of Z) deve ser o próximo filme do brilhante diretor americano James Gray, uma adaptação da obra de David Grann que acompanha a verídica busca de Percy Fawcett pelo eldorado nos recônditos da floresta amazônica. Há rumores de Brad Pitt no papel do protagonista. Rumores recentes, contudo, apontam um outro projeto, Alphabet city.


Os descendentes (The descendants) é o próximo filme de Alexander Payne. Segundo o que se sabe do enredo, um barão e suas duas filhas comprometem-se em missão de manter sua família, após um acidente de barco em que a matriarca não sobrevive. Para o elenco, George Clooney. Na produção, Jim Taylor, habitual colaborador de roteiro de Payne, é apenas produtor.


Socialismo (Socialisme) é o novo trabalho de Jean-Luc Godard. Aparentemente não terá caráter de documentário.


Três (Drei, ou, Three) será o próximo filme do alemão Tom Tykwer. Na história, casal quarentão apaixona-se, tanto o homem quanto a mulher, por um mesmo homem.



De hoje em diante (Hereafter) é o novo trabalho de Clint Eastwood, que está sendo produzido por Steven Spielberg. O filme já foi comentado aqui neste blog. Eastwood já engatilhou seu próximo filme: Hoover.

Vou estar de olho no que vem por aí no cinema. Este post, portanto, está sujeito a atualizações. Qualquer dia desses faço um só com produções pipoca, ou coisas de gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário