quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Festival de Veneza 2010



Compartilho a notícia com algum atraso, mas, antes tarde do que nunca.

O 67º Festival de Veneza, com júri principal presidido por Quentin Tarantino e composto, entre outros, por Guillermo Arriaga e Arnaud Desplechin, premiou com o Leão de Ouro de melhor filme a produção Somewhere, de Sofia Coppola. O Leão de Prata, entregue ao melhor diretor, ficou com Alex de la Iglesia, por Balada triste de Trompeta, que também abocanhou o prêmio pelo melhor roteiro. O melhor ator foi Vincent Gallo (?), pelo polonês Essential killing, título tarantinesco, e a melhor atriz foi Ariane Labed, pelo grego Attenberg.

Tarantino chegou a ser vaiado pelo público, acusado de estabelecer critérios de amizade nas decisões de seu júri. A edição foi apontada como uma das mais sem graça de todas, sobretudo pelo rumor gerado a partir das escolhas supostamente fraternais de Tarantino e pela não premiação das produções tidas favoritas pela crítica, bem como a ausência de longas italianos nas finais, que não ganham desde 1998.

Lembrando que Tarantino, em 2004, como presidente do júri em Cannes, premiou Michael Moore e o seu Fahrenheit, produção de cunho político. Esperava-se que fizesse algo parecido em Veneza, mas a escolha de seu júri, de fato, surpreendeu, muito embora considero o cinema da filha de Francis um dos bons produzidos atualmente em território norte-americano.

Não vi nenhum filme, ainda, só trailers. Estou ansioso por Drei, de Tom Tykwer. Espero que não demore tanto para chegar em solo tupiniquim.

2 comentários:

  1. Temos de fazer umpiquenique em POA juntos. Temos de sair sábado cedo. Descemos em Venâncio e vamos os quatro de carro. Divido a gasosa contigo e os pedágios. Daí, vamos fazer três em um: três longas em um único dia. Já fiz isso várias vezes, quando estou aluncinada para ir ao cinema em POA e o organismo reaje, como se fosse dependência química mesmo. O Fernando Oliveira, meu ex-aluno, deixou para o Rafael seis DVDs. Revi dois filmes. Ele viu os seis. Tu tens de conhecer o Fê. Ele conhece muito cinema! Bo finde! Tô desde cedo lendo... Abração! Rô

    ResponderExcluir