terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lá e de volta outra vez

Semana passada, na segunda-feira, dia 08 de novembro, fiz a entrega do meu trabalho monográfico, A lua e o gládio, e agora estou um pouco mais aliviado para desenferrujar o blog. Ressalto: um pouco mais. Tenho muito trabalho que precisa ser concluído antes do Natal e, portanto, não posso prometer muita coisa. Entre esses trabalhos está a preparação para o Mestrado, que farei em Letras. Assim, pretendo dar continuidade aos estudos que me tomaram nos últimos meses.

À medida que for possível, todavia, voltarei a escrever por aqui. Tenho pelo menos dois textos bem encaminhados, sobre o compositor Paulinho da Viola e sobre um restaurante em Porto Alegre que eu e a Aninha andamos visitando. Logo estarão disponíveis. Aguardem.

Também pretendo compartilhar algumas reflexões que desenvolvi em A lua e o gládio. O trabalho agora está em processo de avaliação, cujo resultado estou aguardando. Enquanto isso, vou fazendo uma revisão minuciosa já pensando na versão definitiva, ou melhor, na versão que hoje considero a mais adequada.

Outros temas surgirão. Nas artes plásticas, Kandinsky, Chagall e Klee reclamam consideração. Na literatura, os gregos, além de outros nomes que me foram importantes, como Tchekhov, Maupassant e Borges, sem falar nos brasileiros e portugueses. Na música, Bach, Praetorius, Machaut, Rimsky-Korsakov, Beethoven e Rachmaninoff já há muito pedem um espaço, mas como é difícil falar sobre eles! No cinema, alguns iranianos, como Abbas Kiarostami, Jafar Panahi, Mohsen Makhmalbaf, Samira Makhmalbaf, Ebrahim Foruzesh e Majid Majidi, bem como os japoneses, com Kenji Mizoguchi, Yasujiro Ozu, Masaki Kobayashi, Shohei Imamura e Akira Kurosawa produziram filmes dignos de serem eternamente lembrados, e eu farei a minha parte.

Enfim, eis um incerto planejamento. Sempre que possível, com muito gosto estarei trazendo esses temas ao Corifeu, e espero que quem costuma navegar nesse espaço fique à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário