quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novo filme de Terrence Malick promete

Depois de muito tempo de escassos comentários, poucas notícias e muita espera, foi liberado hoje o primeiro trailer do longa-metragem A árvore da vida (The tree of life), de Terrence Malick. Considero-me suspeito para emitir qualquer opinião, fã que sou há longo tempo do cineasta, mas foi difícil resistir às primeiras impressões.

Há muito tempo não lembro de assistir um trailer como o feito para esse filme. A premissa é excepcional, e o tratamento que Malick deu às cenas é surpreendente. Alie-se a isso a fotografia de Emmanuel Lubezki e a música de Alexandre Desplat e você tem já um bom motivo para comparecer à estreia. Considerando, ainda, a impressionante videografia de Malick, um dos mais interessantes diretores norte-americanos da atualidade, você tem, também, razões para achar que o filme pode angariar cadeira cativa nos festivais do próximo ano - e espero que assim seja, porque o cineasta, por tudo que já fez, mais do que merece.

No cartaz, belíssimo, a estreia é prometida para o verão americano. A previsão de lançamento, nos Estados Unidos, foi definida para maio do próximo ano. No Brasil, teremos que esperar até julho. De qualquer maneira, merece ser assistido em tela grande, no cinema. Foram cerca de quatro anos de trabalho (quase um Avatar), envolvido em muito perfeccionismo e experimentalismo estético. O longa contou, inclusive, com a colaboração do editor brasileiro Daniel Rezende, que montou Tropa de elite I e II. Daniel trabalhou, se não estou equivocado, durante alguns meses de 2008, assim como vários outros montadores, em virtude de um experimentalismo editorial que Malick estava testando - e que pouco foi comentado. Na verdade, acho que ele não gostou do trabalho desses editores - exigentíssimo que sempre foi - e optou pela elegância.

Malick já tem um novo longa rodado, ainda sem nome, protagonizado por Javier Bardem. O processo de filmagem ocorreu em meio à pós-produção de A árvore da vida e, curiosamente, foi bastante rápido, mas imagino que serão mais dois ou três anos para editá-lo e, talvez, refilmar algum material.

A árvore da vida é estrelado por Brad Pitt e Sean Penn. O roteiro, como sempre, é do próprio Terrence Malick. Para assistir o trailer, siga este link: http://www.omelete.com.br/videos/arvore-da-vida-trailer-1/.

Abaixo, o belo e poético cartaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário