segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pequena Análise do Demo de Mortal Kombat 9

Uma das maiores franquias de jogos de luta terá sua nova versão lançada no próximo 19 no EUA e no próximo dia 28 no Brasil. Famoso por sua violência o jogo em geral é permitido apenas para maiores de 18 anos na maioria dos países e em alguns, como a Austrália, já foi totalmente banido.

Falsos moralismos a parte, o jogo tem vários pontos bastante divertidos e outros que continuam a mesma tranqueira: Uppercuts, Voadoras e salto com soco são iguais ou nos melhores casos, muitíssimos parecidos para TODOS os personagens. Aquela alma única, da ponta do pé até a raiz do cabelo, que cada personagem de um bom jogo de luta deve possuir não existe em MK9. Várias coisas são diferentes, mas golpes básicos deveriam ser diferentes também, se os personagens são diferentes, possuem histórias diferentes e aprenderam artes marciais diferentes, seus golpes básicos teriam de ser diferentes também. Nos vídeos abaixo é possível ver como os Uppercuts de dois personagens tão diferentes são realmente muito parecidos.

O gráficos estão belíssimos e de quebra os personagens vão se deteriorando durante as lutas conforme vão apanhando. A Inteligência Artificial parece relativamente fraca em comparação com outros jogos de luta, no segundo vídeo é possível ver como ela não faz a personagem escapar dos agarrões (movimento em que o Subzero crava a uma espada de gelo no peito da Mileena). Mesmo jogando no modo Muito Difícil consegui "acabar" o demo de primeira utilizando apenas soco e chute e alternâncias entre eles, depois aprendi os especiais e comecei a perder. :p

Outro diferencial desta versão de Mortal Kombat são os golpes Raio-X. Quanto mais um personagem apanha mais a barra na parte inferior da tela se enche, quanto ela está cheia é possível executar o golpe Raio-X. Para TODOS os personagens deve-se apertar R2+L2 para que o personagem execute o golpe que tira uma quantidade bastante grande de energia do oponente quando este não se esquiva ou o defende.

O recurso do dos golpes Raio-X é muito legal mas particularmente achei bastante apelativo pois ele claramente imita os Ultracombos que Street Fighter possui há anos, porém com a tosquice de ter de se apertar apenas dois botões para que o golpe seja efetuado, os mesmos dois botões para TODOS os personagens. Certo, eles querem que jogadores sem muita habilidade possam dar os golpes Raio-X e assim o jogo se tornar mais popular e vender mais, mas isto faz com que a alma de cada personagem se esvaneça como se estivesse sendo roubada por Shang Tsung. Ademais, um golpe fácil de disparar e que tire tanta energia pode permitir a vitória por virada de muitos jogadores fracos sobre mais fortes, algo como o baita desequilíbrio do Sagat no Street Fighter IV que na minha opinião figura entre as maiores rateadas da Capcom. O "diferencial" é que este desiquilíbrio se aplica a TODOS os personagens em MK9.

O Fatalities estão muito violentos, como é possível ver no final dos vídeos abaixo. Confesso que fique bastante impressionado com o trailer anunciado na E3 do ano passado ao ponto de considerá-lo violento demais. Depois me dessensibilizei e decidi baixar o demo e jogá-lo e depois decidi fazer esta pequena análise e gravar os dois vídeos abaixo.

Resumo da história: MK9 é muito bom, continua com algumas falhas/características clássicas, mas não irei comprar o jogo. Enquanto 2012 não traz Street Fighter versus Tekken vou seguir jogando Street Fighter IV e Super Street Fighter IV. Para quem é fã da série Mortal Kombat tenho certeza que o jogo valerá o investimento.

PS. O gráfico do jogo é bem melhor do que aparece nestes vídeos.

PS2. Tem um vivente, Brasileiro, que andou fazendo o upload de vídeos da versão final do MK9 para o seu canal do Youtube e provocou a ira do produtor do jogo, Hector Sanchez: "Todo este trabalho que temos feito no que diz respeito ao mercado brasileiro já está arruinado. Estou decepcionado", se ele acha que vídeos do jogo na Internet podem arruinar as vendas, eu acho que ele está enganado, se o jogo é bom as pessoas vão comprar, eu mesmo assisti muitas horas, seguramente mais de 10, de lutas de Street Fighter IV antes de comprar o PS3 e o jogo. Que é lamentável que alguém roube o jogo final e divulgue é, mas isto por si só ter poder de arruinar as vendas é difícil, ainda mais com sistema anti-pirataria do PS3 funcionando tão bem.

PS3. Para quem quiser me seguir no twitter: @josue_freitas.



2 comentários: