quarta-feira, 13 de junho de 2012

A vaca



Há três ou quatro anos apresentei um trabalho sobre cinema e infância. Na ocasião, privilegiei animações, porque, a princípio, costuma-se destiná-las ao público infantil. Privilegiei, também, produções que não quisessem ensinar bons costumes e etc. e que não apelassem para uma narrativa bê-a-bá. Muita coisa que é feita sob signo de cinema está cheia de mensagens de moldura para os "futuros adultos". Propus um cinema que pudesse ser fruído sem ruídos e uma fruição com vigor de infância, ou seja, com vigor de um primeiro momento em que um corpo vivo e presente se relaciona afetivamente com uma novidade, antes de qualquer conceito.

Decidi publicar este post para saldar uma dívida que fiz naquela noite. Entre as animações que apresentei, estava o curta A vaca (Korova, 1988), dirigido pelo cineasta russo Aleksandr Petrov e baseado em obra homônima do escritor Andrei Platonov. Prometi compartilhar o curta, mas esqueci. Perdoai. Saldo agora este débito, e aproveito para divulgar o belíssimo trabalho de Petrov com amigos e interessados.




Obs: Não sei por que o upload duplicou o vídeo. Mas, enfim, ele tem dez minutos de duração, não vinte. Os dez últimos minutos são duplicata sem som, que não consegui eliminar.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário