quinta-feira, 13 de junho de 2013

Notas sobre a El Efecto no Prêmio da Música Brasileira

Já dizia o poeta que “glittering prizes and endless compromises shatter the illusion of integrity”1, mas reconhecimento sempre é importante. Na noite do dia 12 de Junho de 2013, a El Efecto veio a não ganhar o prêmio de Melhor Grupo na Categoria Pop/Rock/Reggae/Hiphop/Funk, mas o fato é que a simples indicação deles junto com Titãs e Nação Zumbi é mais uma confirmação de que a revolução não será televisionada (que assim seja, que assim se faça).

O CD Pedras e Sonhos é fantástico. Algo para os adolescentes na década de 2050 escutarem e dizerem ‘Nossa ! Esses cara são foda’, como alguns adolescentes hoje em dia fazem para as bandas do anos 70. Em uma comparação com o capitalismo, o mainstream das artes ainda é muito rico, mas já apresenta sinais da idade, será que já estamos em direção a um sistema de transição como argumenta Immanuel Wallerstein pelo fato dos limites da especulação e os limites das fabricação de grandes sucessos de vendas ?

Tanto o capitalismo quanto os donos do mainstream (leia-se gravadoras, etc) tem muita gordura para queimar, mas a indicação de uma banda independente cujos músicos não se dedicam exclusivamente à música para um prêmio tão importante como este significa muito. Significa muito não só para a Música, mas para todo o sistema. Só terão destaque aqueles que fizerem uma leitura correta do seu tempo ? Notem que os outros dois indicados não foram com trabalhos inéditos e sim trabalhos ao vivo. Haverá no futuro espaço para engodos comerciais ? Acredito que sim, mas talvez não tentarão nos empurrar goela a baixo tão brutalmente, pois algum programa de inteligência artificial nem vai nos sugerir (acho que o Last.fm já usa isto), ou simplesmente vamos estar plugados via audio streaming do celular em nossa rádio online favorita (a demorar um pouco mais, considerando o preço/qualidade/disponibilidade do 3G para os celulares).

Enfim, os caras da El Efecto devem saber muito bem que duas coisas bem distintas são o prêmio e o merecimento e o fato de estarem lá só mostrou a todos que os acompanham que existem muitos frutos a serem desfrutados no caminho desta banda. O fim ? Este já não preocupa mais.


1 - Notas: O Rush nunca ganhou um Grammy. Não, eles não escreveram esta música para falar especificamente disto. Não, não estou falando da falta de integritade dos Titãs (O Tony Belotto parece ser um bom rapaz). O sentido da ironia (no texto e nas demais referências) pode variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário