sexta-feira, 11 de junho de 2010

La Fiamma

Deixando um pouquinho as habituais discussões sobre cinema e literatura, gostaria de recomendar um ótimo lugar em Santa Cruz do Sul para jantar: o Restaurante e Pizzaria La Fiamma, bem pertinho da Chopperia Amsterdam, no centro da cidade. Há anos eu e minha mulher frequentamos o local, e ficamos definitivamente cativados pela proposta gastronômica do restaurante quando de um jantar especialmente elaborado para um Dia dos Namorados, anos atrás. À época a cozinha era comandada pelo chef Davi, hoje proprietário de uma brasserie na Marechal Deodoro. Uma das refeições mais saborosas que experimentamos em nossa região e que guardamos carinhosamente em nossas memórias gustativas. Desde então costumamos retornar ao restaurante, hoje gerenciado pelo excelente bom gosto e pela cordialidade de Gustavo Angeli. Embora sua proposta de estabelecimento gastronômico contemple pratos a la carte, a especialidade da casa, hoje, conforme o proprietário, é mesmo a pizza.

De acordo com Gustavo, as propostas de pizzas nascem, basicamente, em sua própria residência, onde, vez em quando, reúne amigos para oferecer novas criações. Contudo, o princípio de suas criações certamente nasceu da experiência gastronômica que teve na Itália, terra da pizza, quando lá esteve e para onde vai quando a agenda de compromissos permite. Claro que seu pizzaiollo tem participação nessas criações - e grande habilidade, diga-se de passagem.

Como nunca fui para a Itália, mas pretendo ir (aliás, pretendemos), não conheço as receitas originais de pizzas italianas, especialmente as famosas napolitanas, mas creio que a proposta de pizza do La Fiamma aproxima-se bastante do que imagino como sendo a do país latino. Digo, inclusive, que as pizzas oferecidas pelo La Fiamma estão entre as melhores que já provei em território gaúcho, com raríssimas exceções - uma delas as preparadas pela Aninha, conforme nossas próprias experimentações. Considero o segredo para uma boa pizza não a cobertura, mas a massa e o molho, e o La Fiamma oferece massas de pizzas deliciosas e extremamente corretas, e um molho naturalmente encorpado, discreto e eficaz. Um lugar altamente recomendado para quem quiser experimentar uma proposta de pizza bastante correta e saborosa.

Outro detalhe que não posso deixar de comentar são os ingredientes das pizzas, selecionados com capricho e atenção pelo Gustavo. Sem falar no aconchego que o lugar oferece - agora reformado, com ótimo espaço para um happy hour. Às vezes precisamos ser, digamos, tolerantes com algum americamo mais eloquente, mas, enfim, geralmente podemos saborear a refeição com tranquilidade.

Por fim, recomendo a pizza romana, mas talvez porque considero o alice cultivado como conserva ao azeite de oliva uma ideia primorosa para aliar a um queijo, transformar em pizza e assar num forno à lenha. A quem desconhece a famosa anchova em conserva saliento que o sabor é peculiarmente forte, dependendo da procedência. Um post especialmente dedicado ao alice encontra-se em gestação. Aguardem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário