sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ô psit!

Para aqueles que costumam reclamar da programação da televisão aberta, recomendo ligar o aparelho nas quinta-feiras à noite e assistir Afinal, o que querem as mulheres?, minissérie semanal escrita por Michel Melamed, Cecília Gianett e João Paulo Cuenca e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Baseada na célebre pergunta de Sigmund Freud, a minissérie acompanha André Newmann, interpretado pelo próprio Melamed, um psicanalista e escritor que desenvolve sua tese de doutorado acerca da natureza feminina.

Ainda é cedo para emitir qualquer qualificação, mas o trabalho de Carvalho é certamente um dos mais expressivos do cinema e da televisão brasileira. Pelo que tenho visto, Afinal, o que querem as mulheres é ligeiramente diferente do que ele vinha fazendo até então, em termos estéticos, além de experimentar um novo formato, semanal, tendência cada vez mais comum.

O esforço artístico de Carvalho é extremamente valioso, sobretudo se refletirmos que não deve ser fácil conquistar espaço na programação de uma rede de televisão como a Globo para uma estética que se preserva fora dos circuitos ditatoriais da mídia comercial.

Não esqueçamos que Luiz Fernando Carvalho é o diretor de Lavoura arcaica, primoroso filme baseado na obra homônima de Raduan Nassar. Quem não assistiu, corra até uma videolocadora.

No mais, entre seus próximos trabalhos, Carvalho pretende dar continuidade ao projeto Quadrante, buscando na literatura de quatro estados um pouco do que constitui o que chamamos brasilidade. A pedra do reino, baseada na obra paraibana de Ariano Suassuna, foi o primeiro ensaio. O segundo, Capitu, do carioca Machado de Assis. Dizem que o terceiro ou quarto será inspirado no excelente conto "Dançar tango em Porto Alegre", de Sérgio Faraco, e arrisco que um deles pode partir do curitibano Dalton Trevisan, mas seria maravilhoso se pudesse ser o menino que nasceu com um ermo enorme no olho: o matogrossense Manoel de Barros.


2 comentários:

  1. Sabe Fabiano, o que me atraiu primeiro na missérie foi - tenho que confessar - o carismático ator que interpreta, também, o Casmurro, porém, e isso é bem verdade, ele está fazendo novamente um ótimo trabalho nessa sua nova empreitada...
    Gostei de seus texto, amigão!!!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece que o Melamed se tornou como que um parceiro do Carvalho. Estou adorando a série e espero que eles não desistam da estética, porque não deve ser moleza conseguir financiamento "global" para ideias como essas. Que venham mais - incluindo filmes.

    ResponderExcluir