quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cinema, arte e potencialidades

Uma das coisas que costumo ouvir de amigos é: "Indica algum filme bom para assistir". Certamente essa solicitação está entre as que mais me angustiam, e é extensiva a livros, músicas, pinturas, etc. Sou daqueles que acreditam em potencialidades. Grandes obras tendem a manifestar maiores potencialidades. Digo "tendem", porque, por si só, nenhuma obra, por mais notório que tenha sido seu criador, pode ser mais que potência. Só podemos falar em algo além disso na medida em que ocorrer um encontro de potências, ou seja, a partir do instante em que um espectador, tomando o cinema, aqui, como exemplo, encontrar-se com um filme, embora nem mesmo assim é certo que haverá um prolongamento para além do que teoricamente era potencial.

Não sei se o verbo "encontrar" é o mais apropriado nesta situação. Ocorre que somos seres que carregam, em diversos níveis existenciais, desde os conscientes até os inconscientes, um vivido, do qual fazem parte tantos aspectos que não caberia aqui querer dizê-los. Muito do que fez, ou faz, parte desse vivido, compõe, em nós, potências, que geralmente tomam configurações inesperadas quando estamos diante, por exemplo, de uma obra de arte, que, como já disse, também apresenta suas próprias potências que, por sua vez, podem ali estar presentes porque um autor, ou artista, era igualmente alguém como nós, cheio de potências, e viveu cercado de outras, advindas de outras, de outros, de outras... enfim, o processo possivelmente é um dos mais complexos - e belos - sobre os quais podemos refletir, e termina engendrando algo que muitos chamam de fenômeno estético. Um "produto" resultante de um encontro entre duas potências não pode ser absolutamente mensurado, e considero que nisso reside uma das belezas da existência. Aproximo disso o (dis)curso que há milhares de anos um sábio grego por nome Heráclito elaborou - mas isso já é outra história.

Alguns autores gostam de nomear certo cromatismo que permeia o vivido por imaginário, que não necessariamente possui relações com o que entendemos como cultura. De qualquer forma, fiz todo esse preâmbulo para dizer que, embora não seja difícil indicar uma obra, certamente não será a mesma obra que foi para mim. Isso pode acontecer até mesmo quando a indicação privilegiar aspectos histórico-culturais. Por isso que, muitas vezes, questões contextuais historicamente estabelecidas podem ser reformuladas - ou reafirmadas com novas informações, desde que, como defende Luiz Antônio Marcuschi, não sejam ditas extrapolações. Quando indico, parto do pressuposto das potencialidades que eu acessei quando vivenciei uma determinada obra, numa situação de atualidade espaço-temporal muito específica. É impossível sondar o que essa mesma obra será para outra pessoa. Até mesmo para mim, se voltar a ela em algum outro momento, não será a mesma. Inclusive há a possibilidade de outras obras, ou mesmo situações existenciais aparentemente disconexas, resgatarem aquela situação anterior ou a amplificarem semanticamente. Por essas e outras razões que fico em geral angustiado quando alguém solicita uma indicação cinematográfica, por exemplo, e ouso dizer que, partindo de toda essa teoria, é impossível definir uma obra. As obras são sempre um fenômeno de imensa amplidão. Em suma, não há verdade nas obras de arte - embora possam existir aspectos verdadeiros, ou, como disse Aristóteles, verossímeis, mas isso também pode mudar de espectador para espectador, leitor para leitor, ouvinte para ouvinte, etc.

Vou aqui indicar alguns filmes que, para mim, foram marcantes. Lembrando que o fato de, para mim, serem excepcionais, não significa nada além de que, em alguém, potências tornaram-se vividas - e que o encontro com algumas dessas potências deu-se, na maioria das vezes, em nível poético, muito pessoal.

Gosto de cereja (Ta'm e guilass, 1997), de Abbas Kiarostami.



O círculo (Dayereh, 2000), de Jafar Panahi.



O jarro (Khomreh, 1992), de Ebrahim Foruzesh.



Contos da lua vaga (Ugetsu monogatari, 1953), de Kenji Mizoguchi.



Harakiri (Harakiri, 1962), de Masaki Kobayashi.



Um dia muito especial (Una giornata particolare, 1977), de Ettore Scola.



Asas do desejo (Der himmel über Berlin, 1987), de Wim Wenders.



O eclipse (L'eclisse, 1962), de Michelangelo Antonioni.



A vaca (Kopoba, 1989), de Aleksandr Petrov.



A viagem de Chihiro (Sen no Chihiro no kamikakushi, 2001), de Hayao Miyazaki.



Zorba, o grego (Zorba, the greek, 1964), de Mikhalis Kakogiannis.



Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho.



Amantes (Two lovers, 2008), de James Gray.



Amarcord (Amarcord, 1973), de Federico Fellini.



Amor à flor da pele (Fa yeung nin wa, 2000), de Wong Kar-Wai.



Há muitos outros filmes, mas creio que todos esses representam um pouco das mais marcantes experiências que tive com o cinema. Infelizmente não são tão simples de encontrar, e alguns assisti há muitos anos, por sorte, em algum canal da televisão paga ou aberta. Se tivesse que "indicar" filmes que considero bons, esses certamente seriam alguns.

2 comentários:

  1. Caro Fabiano, gostei muito do blog e dos textos. Gostaria de saber, se possível, de que site você retirou as imagens dos cartazes postados. Preciso muito da imagem que você postou do filme "gosto de cereja". Muito obrigado. Luiz (luizim23@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz. Enviei para seu e-mail a imagem solicitada. Perdão pela demora. Se quiser mais alguma, tenho todas salvas no computador.
    Estou à disposição.
    Abraço.

    ResponderExcluir