quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O melhor do mundo (The dip)

Pode-se dizer que Seth Godin não é um cara de idéias muito comuns como as manifestadas em seu blog. Em seu livro "O melhor do mundo" (The dip, no original) ele afirma que os vencedores desistem. Ele contesta veementemente a aquela velhas história da auto-ajuda clássica "Jamais desista e terás sucesso", isto algumas vezes é verdade, mas nem sempre. Partindo do pressuposto que os vencedores sabem quando devem desistir e quando persistir, ele coloca três situações que podemos encarar em nossas vidas e carreiras: o vão, o beco sem saída e o abismo.


Para que este texto não tenha muitas revelações do enredo deste pequeno mas interessante livro, os chamados spoilers, vou explicar apenas o vão.
Segundo ele, o vão, a figura que ilustra a capa do livro, é um situação em que podemos chegar depois de um início razoavelmente bom (a pequena lombada antes da queda, na imagem). Depois deste início pode acontecer, e em muitas trilhas com destino ao sucesso acontece, de ficarmos presos em um vão. Diferenciar um vão de um beco sem saída ou abismo é vital para que saibamos quando insistir e quando desistir. Em resumo, se você estiver em um vão não é bom desistir.

Estando em um vão, que pode ser muito profundo e difícil de transpor, temos que insistir pois em algum momento sairemos dele. Segundo Seth Godin, quando mais profundo o vão maior poderá ser o seu sucesso depois de transpô-lo e mais difícil será para seus concorrentes o fazerem.

Em geral não gosto muito das traduções dos títulos de inglês para português. Neste caso o livro que se chama "The dip", "O vão" ou "A descida" (como a descida de uma estrada) ficou "O melhor do mundo". Apesar da diferença de ponto de vista nos nomes eu gostei desta 'tradução' já que o livro fala bastante sobre quando desistir para que você possa se tornar o melhor do mundo em algo, sendo que o autor define mundo como um escopo que pode ser limitado como por exemplo seu município ou sua universidade.

Por fim, destaco da imagem abaixo, o vão pelo qual meu Grêmio teve de passar no Campeonato Brasileiro e ontem foi coroado com uma vaga para Libertadores. Estava com saudade de me fundir a massa, sim, sim, aquele ser enorme que pensa igual e fica feliz por igual quando as coisas vão bem. Esta fusão, nem sempre saudável e com inúmeras questões psicológicas inerentes, pode parecer irracional ao ponto de algumas pessoas perguntarem 'Por que fazes parte disto ?' em um contexto onde esta pergunta equivale a perguntar para um coração pulsando de maneira vívida dentro de alguém 'Por que fazes parte disto ?'.

Fonte: Globoesporte.com

3 comentários:

  1. Grande Josué, mas que péssimo exemplo, hein...
    Hahaha!
    Brincadeira!

    Abração, amigão!

    ResponderExcluir
  2. Não consegui ajeitar o meu texto! Mexi inúmeras vezes,mas o programa não me obedeceu! Ele leu Thoreau! Abração!

    ResponderExcluir
  3. HEHEHE... eu gostei do exemplo. :D

    Grande abraço lendário Felten !

    ResponderExcluir