domingo, 1 de abril de 2012

OS AFINA-DORES DE SILÊNCIO...


  O silêncio é algo tão sutil que muitas vezes – se prestarmos bastante atenção – poderemos até nos ouvir nele. Não falo do barulho que vez por outra o mundo nos faz o favor de sossegar, mas dos concertos refestelados pela leitura silenciosa de boas obras e, consequentemente, de nossas próprias vozes sob a regência de seus autores/maestros: os “afina-dores” de silêncio.
  A Saudade, por exemplo, é a irmã portuguesa do Silêncio e representa uma pequena fração da dor. Fernando Pessoa sabia disso, então "afinou" a Saudade como a um fino alfinete e cravou em si mesmo para finalmente vazar-se em seus poemas e, de forma eventual, respingar em todos nós, leitores. Já para Mia Couto (escritor luso-africano) “o silêncio está no plural. Sim, porque não há um único silêncio. E todo o silêncio é música em estado de gravidez”. A Saudade, nesse caso, é a tia iminente de uma pequena canção. Talvez um Fado lusitano!

6 comentários:

  1. Fico contente em saber que estás desfrutando de um Mestrado em Letras e qualificando-e cada vez mais. Muito massa! Abração! Rô Candeloro

    ResponderExcluir
  2. Nossa Rô, fico muito contente com o que disseste, ainda mais vindo de ti que é uma pessoa tão querida e que pertence ao mundo acadêmico. Mas confesso que ainda tenho muita coisa para aprender, reaprender e apreender.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre temos muito o que aprender, Dilso! Quanto mais se conheço, menos se sabe! Este um princípio filosófico de origem socrática que tem de balizar nossas vidas acadêmicas. O importante é não se tornar arrogante, não se apresentar distante dos pares do mundo acadêmicos e não cultivar critérios definidos para as nossas escolhas, quanto a interlocutores e quanto às fontes de nossas investigações. Grande abraço para ti, Dilso! Vamos combinar um café com a Aninha e o Fabiano, nós quatro, na próxima semana!

    ResponderExcluir
  4. Ops, quanto mais se "conhece"... Este "é" um princípio...
    Perdão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, dia desses podemos combinar um café com a galerinha, mas preciso de um tempinho, pois ando me recuperando de uns probleminhas de saúde. Abraço e obrigado pelo carinho!

      Excluir