segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BAFTA 2010

Saíram os vencedores do BAFTA 2010, o Oscar inglês. Merecidamente, Guerra ao terror, dirigido por Kathryn Bigelow, foi o grande vencedor, com diversos prêmios. Prefiro chamar de The hurt locker, o título original, em função de que desaprovo o título brasileiro, quase um crime.

Não vejo o BAFTA como um festival de cinema importante, apesar de apreciar bastante o cinema inglês - com exceções, claro. Os ingleses - e isso inclui norte-americanos - costumam privilegiar o cinema falado e produzido em língua inglesa, com raras surpresas. Ou seja, o BAFTA e o Oscar não são parâmetros do cinema mundial, mas meras representações do que se produz pela indústria de seus respectivos territórios. Infelizmente acabam esses dois festivais ganhando maior espaço na mídia, quando deveriam ser os menos representativos. Mas não quero discutir essa cultura do glamour, até porque The hurt locker é, de fato, um bom filme.

Sobre o filme e sobre festivais de cinema em geral prometo um post específico, assim que possível.

Gostaria de destacar o prêmio de melhor ator coadjuvante para Christopher Waltz, por sua participação em Bastardos inglórios, o novo filme de Quentin Tarantino. Curioso que o ator tenha recebido a Palma de Ouro em Cannes, enquanto que, nos demais festivais, tem sido celebrado como um coadjuvante. De qualquer forma, foi uma grande performance, impressionante até. Em breve um post para comentar especificamente os papéis que se destacam no cinema de Tarantino, um especialista em fazer, a cada filme, pelo menos um ator se destacar acima da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário