quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Os indômitos irmãos Coen voltam ao batente



Recebi com empolgação a notícia de que os irmãos Joel e Ethan Coen farão a refilmagem do conhecido western Bravura indômita (True grit, 1969), dirigido por Henry Hathaway e estrelado pelo ícone John Wayne - que recebeu um Oscar em 1970 por esse trabalho. A nova versão já está em fase de pré-produção e será protagonizada por Jeff Bridges, amigo dos Coen, que já trabalhou com os irmãos em O grande Lebowski (1998). A produção ficará a cargo de Scott Rudin, o mesmo produtor do excelente Onde os fracos não têm vez (2007), em uma parceria inusitada com Steven Spielberg.

Sou um entusiasta do cinema dos irmãos Coen e os considero dois dos grandes cineastas em atuação dentro dos Estados Unidos hoje em dia. Depois do sucesso, de público e de crítica, de Onde os fracos não têm vez, que tem fortes vínculos com o gênero western - mas não é um filme de gênero -, até pensei que os irmãos não retornariam tão cedo à exploração desse espaço, bastante simbólico aos EUA. Pois me enganei. Os irmãos, que quase não tiram férias, voltam a dialogar com os conceitos do gênero que eles demonstram entender como poucos. Resta saber que tipo de adaptação eles farão. Sabe-se apenas que os irmãos buscarão maior fidelidade com a história do livro que serviu de base para o filme, valendo-se mais do ponto de vista da personagem que acompanha o protagonista.

Na trama, Jeff Bridges interpretará Reuben Cogburn, xerife contratado por jovem para vingar a morte do pai, assassinado, e recuperar o dinheiro da família, roubado na ocasião. A moça decide acompanhar o xerife nessa empreitada, que também desperta o interesse de um pistoleiro, cuja interpretação deverá ficar a cargo de Josh Brolin, mais uma vez ao lado dos Coen. O assassino, que se refugia em território indígena, poderá ser vivido por Matt Damon. A atriz que viverá o papel da contratante ainda não foi oficializada, mas fontes indicam que trata-se da desconhecida Hailee Steinfeld.

O filme já se encontra em avançada pré-produção, e suas filmagens devem iniciar em breve. Para completar o time, mais uma vez os irmãos Coen reúnem seus costumeiros colaboradores: o compositor Carter Burwell e o brilhante diretor de fotografia Roger Deakins. Agora é ficar na expectativa - o filme está previsto para o Natal.

Em breve prometo um post para comentar o ótimo cinema dos irmãos Coen, um dos mais conceituais e apurados da cinematografia americana contemporânea.

Em breve também posts com um preview de cinema para 2010, com tudo o que será ou está sendo feito nos circuitos independentes, alternativos e comerciais e que seja, de alguma forma, interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário