quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pato Donald também é cultura, oras!



Não posso deixar de comentar a ótima iniciativa que a Editora Abril teve de relançar, em comemoração aos 60 anos da criação do Pato Donald, adaptações de conhecidos clássicos da literatura universal em histórias envolvendo os personagens Disney. As histórias foram originalmente publicadas em edições da revista Pato Donald, desde a sua criação, em 1950. Trata-se de uma excepcional ferramenta para apresentar às crianças literaturas que, na fonte original, não poderiam ser compreendidas, e isso sem necessitar vincular uma a outra, mas lançando no inconsciente uma familiarização de enredo passível de, mais tarde, eventualmente trazer repercussões significativas quando da leitura da obra que serviu de inspiração. Serão vinte volumes que vão desde Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, A divina comédia, de Dante Alighieri, passando por poemas ou novelas míticas, como Odisseia, de Homero, e Os cavaleiros da távola redonda, apresentada, na Idade Média, entre outros, pelas novelas de cavalaria de Chrétien de Troyes. Excelente iniciativa, que vale nosso parabéns!

Comecei minha história de leitor com revistinhas Disney, por volta dos cinco anos, sobretudo as do Pato Donald, e dou testemunha de que suportes simples como esses podem fazer muita diferença no futuro. Aliás, quase todo o leitor inicia com revistas em quadrinhos.

Portanto, altamente recomendável a professores de séries iniciais, ou a qualquer série que pretenda um trabalho intertextual interessantíssimo, construtivo e propício a um letramento. No momento estou lendo as adaptações da Ilíada e da Odisseia, até porque, quem sabe, brotem ideias para propostas de estudo e/ou trabalho. Na verdade, muitas já brotaram!

Escolas, não percam a oportunidade: adquiram os exemplares e os ofereçam em suas bibliotecas. Coisas simples e aparentemente insignificantes podem ser extraordinárias, e há muitas delas bem na frente do nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário