quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Petiscaria e acompanhamentos

Há tempo sem ocupar este espaço com prosa gastronômica, decidi indicar, para o verão, sobretudo àqueles que gostam de praia, dois petiscos excelentes para serem saboreados no concurso de uma boa cerveja. Tê-los, em hora recreativa, com a parceria da brisa marítima, pode ser uma ótima pedida.

Se você gosta de pimenta revolvendo o paladar, pimenta sem enganos, recomendo atenção a qualquer coisa que indique basear-se na orgulhosa jalapeño, uma especiaria de origem mexicana que está entre as dez pimentas mais vibrantes do mundo. Não vai ser muito fácil encontrar, mas, se topar em alguma prateleira de supermercado, loja de importados comestíveis ou mercearia com os excelentes pretzels da Snyder's of Hanover, não deixe de adquirir pelo menos uma unidade dos de jalapeño.



Uma outra dica para petiscar e que talvez seja mais fácil de encontrar é a versão jalapeño do famoso salgadinho norte-americano Pringles. Bastante recomendável, mas ainda incomparável aos pretzels da Snyder's.



Para acompanhar, recomendo a excelente cerveja alemã Schöfferhofer, de trigo, muito saborosa. Não deixe gelar, à maneira brasileira. Se a temperatura ambiente não lhe agrada, apenas refresque a garrafa, na geladeira, durante uns quarenta minutos, para que os sabores não sejam anuviados ou reformulados pelo frio.



Pensando bem, com tanta pimenta talvez sejam necessárias duas garrafas de Schöfferhofer, ou quem sabe uma BrouCzech, lager de origem tcheca, igualmente excepcional.


5 comentários:

  1. Grande Felten !!

    Cheio de habilidades de harmonização ! Tomaste estas cervejas em Santa Cruz ? Onde ?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A alemã tomei pela primeira vez em Bombinhas, Santa Catarina, há dois anos. Comprei em Camboriú, numa loja de importados. Recomendadíssima.
    A tcheca provei aqui mesmo em Venâncio, num bar que comercializava cervejas diversas, o La Mexicana, mas que suspendeu a oferta porque, infelizmente, houve poucos interessados. Não sou especialista, mas considero as cervejas tchecas as melhores do mundo.

    Já sei que você ficou com água na boca, Josué. Então, bom apetite!

    ResponderExcluir
  3. Aliás, ganhei de Natal uma garrafa de Schöfferhofer. Podemos fazer o seguinte: em julho possivelmente ficará pronto nosso apartamento, e nos mudaremos para Santa Cruz. Quem sabe você nos dê a honra de uma visitinha... Preparo um churrasquinho e, de quebra, ofereço esse belo refresco. Que tal?

    ResponderExcluir
  4. Mas que baita convite !! Com certeza será ótimo. Embora eu deva te adiantar que sou popularmente conhecido como um dos maiores (se não o maior) devedor de visitas de Venâncio Aires.

    Se sentires vontade de bebê-la antes, não exite. Eu levo um vinhozinho. Aliás em breve vou fazer um post sobre vinho.

    Grande Abraço !

    ResponderExcluir
  5. Olá Blogueiro,

    As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com o comunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

    ResponderExcluir