segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobre Cinema

Estou desenvolvendo um pequeno projeto de pesquisa não vinculado diretamente ao que estou realizando junto ao Mestrado em Letras e que, portanto, está carregado de motivação pessoal e particular. Provisoriamente, chamo-o de Pequeno esboço sobre estética e cinema. Por enquanto, a ideia é veiculá-lo neste espaço, mas é possível que eu o trabalhe para publicá-lo em alguma revista ou algo parecido. Nada está definido. Inclusive, não me comprometo com data de entrega. Talvez levem meses ou anos; não importa. Quando estiver pronto, cuidarei em compartilhá-lo.

No momento, quis divulgar porque, como seria impossível ser solidário a todas as manifestações que até hoje deram-se às pessoas em forma de cinema, decidi escolher alguns trabalhos que são, para mim, de alguma forma, intensos e especiais, e, por isso, são representativos do que tenho pretensão de dizer com minha pesquisa. Entre eles está o cinema de Terrence Malick, cujo mais novo longa-metragem, A árvore da vida, que estreará em breve, tem cada vez mais aguçado minha expectativa. O trailer até o momento divulgado é, por si só, uma impressionante experiência estética. Malick tem cuidado com extremo apuro de todos os detalhes que envolvem sua talvez mais profunda reflexão em cinema, desde as estratégias de divugação, que envolvem, por exemplo, cartazes e comerciais, até a tradução para outras línguas dos diálogos e nomes essenciais na composição da obra. Na verdade, Malick sempre agiu desse modo, mas parece que agora ele não quer ser tolerante com absolutamente nenhum desvio - basta ver a polêmica em torno da participação do longa no concurso do vindouro Festival de Cannes.

Malick tem poucos longas em seu currículo: Terra de ninguém (Badlands, 1973); Cinzas no paraíso (Days of heaven, 1978); Além da linha vermelha (The thin red line, 1998); O novo mundo (The new world, 2005) e os até o momento inéditos A árvore da vida (The tree of life, 2011) e um projeto ainda sem título, em pós-produção, estrelado por Ben Affleck, Rachel McAdams e Javier Bardem, com apenas uma fotografia divulgada (abaixo) até o momento e com estreia prevista para sabe Deus lá quando (espero que não ocorra o mesmo que ocorreu com Stanley Kubrick, por exemplo). Digo que são poucos pelo fato de o diretor ter iniciado sua carreira há mais de trinta anos e ter apenas seis longas com sua assinatura, o que é bastante incomum. Apesar disso, são pelo menos cinco trabalhos conhecidos em trinta anos com uma qualidade cinematográfica mais digna que milhares de exemplares circundantes. Não sei se vou iniciar meu trabalho com Malick, mas ele certamente estará presente, além de alguns outros, ainda não exatamente decididos. No momento, penso em nomes como Abbas Kiarostami, do Irã, Kenji Mizoguchi, do Japão, Michelangelo Antonioni, da Itália, e, ainda estou estudando, um nome que irá provocar enorme desdém: George A. Romero, dos Estados Unidos, porque esse diretor irá apresentar um enfoque muito elementar para toda uma estética que surgirá dali em diante e que mudará um pouco a concepção de cinema - pelo menos de uma parte do cinema - e que não consigo achar conveniente rejeitar simplesmente porque foi alcunhada de "horror". Talvez também apareçam nesse estudo nomes como Howard Hawks e Alfred Hitchcock, além, é claro, de brasileiros e hispano-americanos.

Agora preciso ler e (re)assistir muitos filmes. Será um prazer voltar a filmes inesquecíveis, como o já citado Além da linha vermelha, de Terrence Malick, que considero o mais belo ensaio cinematográfico sobre guerra; Contos da lua vaga, de Kenji Mizoguchi, de enorme sensibilidade imagético-narrativa; Gosto de cereja, de Abbas Kiarostami, que alterou meu modo de sentir cinema; O eclipse, de Michelangelo Antonioni, que me aturdiu, para ser o mais sincero possível; A noite dos mortos-vivos, de George A. Romero, que foi em muitos sentidos surpreendente; Onde começa o inferno, de Howard Hawks, que me fez pensar muito em Aristóteles, e Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock, de técnica narrativa genial, além de muitos outros, que não quero lembrar agora para não estender interminavelmente este pequeno post.

Para finalizar, compartilho a única fotografia até o momento divulgada do novo projeto sem título de Terrence Malick e os três exuberantes cartazes de divulgação de A árvore da vida, um filme que está me fazendo voltar a ter o mesmo entusiasmo que o cinema me provocava há uns dez anos atrás, quando assisti filmes como Um dia muito especial, de Ettore Scola, Amarcord, de Federico Fellini, e Dersu Uzala, de Akira Kurosawa, além de muitos outros, entre os quais aqueles que citei anteriormente.











Um trailer legendado da produção você pode encontrar neste endereço: http://www.omelete.com.br/videos/arvore-da-vida-trailer-legendado/.


Um comentário:

  1. Vi dois do Malick, Fabiano! Que massa a tua ideia sobre estética e cinema. Saudades de vocês! Grande abraço!

    ResponderExcluir